domingo, 30 de agosto de 2020
Décimo Terceiro Domingo após Pentecostes
quarta-feira, 26 de agosto de 2020
Voltando à Casa do Pai com fé e alegria!
No dia 6 de setembro (domingo), estaremos retomando os cultos em nossas igrejas em São João da Baliza:
- 06/09/2020, às 08:30 horas - Culto na Vicinal 28
- 06/09/2020, às 19:30 horas - Culto em São João da Baliza
Vamos tomar os devidos cuidados e cumprir as obrigações do Decreto Municipal nº 223/2020, de 30/07/2020, que autoriza a abertura das igrejas.
Nosso coração se alegra com as mesmas palavras do salmista: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR." (Salmo 122.1 ARA)
Seguimos intercedendo a Deus por todos aqueles que estão sofrendo os diversos efeitos desta pandemia. Suplicamos a cura para os doentes, a providência para os necessitados e refrigério para os que estão abatidos e ansiosos.
***
Confira a íntegra do decreto do município de São João da Baliza, publicado no Diário Oficial dos Municípios de Roraima, autorizando a abertura das igrejas:
sábado, 22 de agosto de 2020
Décimo Segundo Domingo após Pentecostes
LEITURAS:
Salmo 138O SANTO EVANGELHO - Mateus 16.13-20:
Isaías 51.1-6
Romanos 11.33—12.8
Mateus 16.13-20
A afirmação de PedroORAÇÃO DO DIA:
13Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesareia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos:
— Quem o povo diz que o Filho do Homem é?
14Eles responderam:
— Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta.
15 — E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? — perguntou Jesus.
16Simão Pedro respondeu:
— O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.
17Jesus afirmou:
— Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu. 18Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. 19Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu.
20Então Jesus ordenou que os discípulos não contassem a ninguém que ele era o Messias.
- Nova Tradução na Linguagem de Hoje (Sociedade Bíblica do Brasil)
Todo-poderoso Deus, conhecer a ti é ter a vida eterna. Concede-nos conhecer a teu filho Jesus como o caminho, a verdade e a vida, pra que possamos confessar com coragem que ele é o Cristo e fielmente seguir no caminho que leva à vida eterna; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
sábado, 15 de agosto de 2020
Décimo Primeiro Domingo após Pentecostes
LEITURAS:
Salmo 67O SANTO EVANGELHO - Mateus 15.21-28:
Isaías 56.1, 6–8
Romanos 11.1–2a, 13–15, 28–32
Mateus 15.21-28
A mulher estrangeira
21Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. 22Certa mulher cananeia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou:
— Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio!
23Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram:
— Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho!
24Jesus respondeu:
— Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel.
25Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse:
— Senhor, me ajude!
26Jesus disse:
— Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros.
27— Sim, senhor, — respondeu a mulher — mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos.
28 — Mulher, você tem muita fé! — disse Jesus. — Que seja feito o que você quer!
E naquele momento a filha dela ficou curada.
- Nova Tradução na Linguagem de Hoje (Sociedade Bíblica do Brasil)ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso e eterno Pai, que dás aos teus filhos muitas bênçãos mesmo quando não somos merecedores, em cada problema e tentação concede-nos confiança em tua bondade e misericórdia amorosa; através de Jesus Cristo, teu filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
domingo, 9 de agosto de 2020
Ser pai é estar no céu
“Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá” (Salmo 127.3)
Em maio de 2017, o treinador de basquete lituano Sarunas Jasikevicius liberou o jogador Augusto Lima de uma partida decisiva do seu time Zalgiris Kaunas para que ele pudesse acompanhar o nascimento de sua filha. Ao ser questionado por um jornalista sobre a ausência do jogador, o técnico respondeu: “Você tem filhos? Quando você tiver vai entender. Porque esse é o auge da experiência humana. Você acha que o basquete é a coisa mais importante da vida? ... Quando você tiver seu primeiro filho você vai entender o que é a coisa mais importante nessa vida. Então você vem falar comigo. Nada pode ser mais majestoso nesse mundo do que o nascimento de uma criança. Acredite em mim. Nem títulos, nem nada mais. Augusto Lima está no céu emocionalmente agora, e estou muito feliz por ele.”
Realmente, ser pai é estar no céu. O teólogo Martinho Lutero escreveu que “os pais podem ganhar o céu através dos próprios filhos, mesmo que não façam outra coisa além de serem pais”. Por outro lado, a paternidade traz consigo também a insegurança e muitos pais se sentem culpados por não terem feito o suficiente por seus filhos. Se você se sente assim, tente imaginar como se sentiu um humilde carpinteiro ao criar Aquele que é o Verbo criador e ao orientar Aquele que é o Caminho e a Verdade. Mesmo hesitando e sentindo-se incapaz diante de grandiosa tarefa, ele assumiu tão nobre vocação. José protegeu o menino Jesus, levou-o ao templo. Entre um e outro trabalho da oficina de carpintaria, José talvez tenha recitado algumas passagens das Sagradas Escrituras ao seu filho. Deus deu a um homem comum de Nazaré a responsabilidade única de criar e educar Nosso Senhor e ele fez o melhor que pôde com os dons que Deus lhe deu. O resultado era que “Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.” (Lucas 2.52)
Ser pai é uma responsabilidade e um dom precioso que Deus continua presenteando a homens de hoje. Em 1519, Lutero escreveu esta consoladora mensagem: “Os pais não fazem melhor obra e nada mais valioso para Deus, para a cristandade, para todo o mundo, para si e para os seus filhos do que criar bem os seus filhos. Educar seus filhos de forma adequada é o caminho mais curto para o céu” (Sermão acerca do estado do matrimônio).
Lembre-se que o nosso Pai que está no céu ajuda todos os pais aqui na terra a quem Ele confiou vidas preciosas. Neste Dia dos Pais dedique uma oração ao Pai Celestial, agradecendo-o por todas as bênçãos e pedindo o que você precisar para ser melhor pai em qualquer circunstância. Ele lhe dará o melhor.
Que o nosso Pai do Céu abençoe todos os papais hoje e sempre!
Rev. Josemar Alves Bonho
Décimo Domingo após Pentecostes
terça-feira, 4 de agosto de 2020
Aniversariantes de Agosto
domingo, 2 de agosto de 2020
A graça de Deus é suberabundante
"Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios dos pedaços que sobraram" (Mateus 14.20).
Os discípulos achavam que aquilo que eles tinham (5 pães e 2 peixes) era tão pouco, tão insignificante, que nem valia a pena levar pra Jesus. Mas o que Jesus fez com aquilo foi muito além do que os discípulos podiam imaginar. No fim das contas o que sobrou era muito mais do que tinha no começo. É assim que é a graça e o amor de Deus. É mais que abundante, é superabundante!
O amor, a graça e a misericórdia divina tão grande que supera os empecilhos, supera os nossos medos, a nossas incertezas... A gente pode até achar que não vale a pena, que não vai dar certo, que é muito pouco. Leva pra Jesus tudo o que você acha que não dá, que não tem valor, que não tem jeito, que não tem perdão. O Salvador quer tocar o nosso coração com o seu amor, com sua compaixão e seu cuidado. Ele quer suprir as tuas necessidades do corpo e da alma.
Na tua fraqueza e limitação, no temor de que o que você é ou tem não serve pra Deus, lembre-se das palavras finais de Jesus neste mesmo Evangelho de Mateus: "Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos" (Mt 28.20)
- Trecho do sermão do Rev. Josemar neste 9º Domingo após Pentecostes
De onde vem o alimento?
Leia em sua Bíblia: Mateus 14.13-21
“Mas Jesus respondeu: — Eles não precisam ir embora. Deem vocês mesmos comida a eles.” (Mt 14.16)
Jesus está diante de um problema: uma multidão veio para ouvir sua palavra e receber cura para as suas doenças. A noite vem chegando e eles estão em um lugar deserto, sem comida para tanta gente. A sugestão dos discípulos de mandar as pessoas embora faz sentido do ponto de vista humano, mas não na visão do Filho de Deus. “Jesus respondeu: — Eles não precisam ir embora. Deem vocês mesmos comida a eles” (Mt 14.16).
Jesus alimentou aquelas pessoas de forma abundante com o pão da vida, anunciando a elas a Palavra de Deus e matando a sua fome espiritual pela presença divina em suas vidas. Agora Jesus faz o mesmo com o alimento para o corpo. Ele olhou para o céu e deu graças a Deus. Pegou os cinco pães e os dois peixes e os repartiu com os discípulos, para que entregassem àquela multidão de cinco mil homens, sem contar as mulheres e crianças.
Foi um milagre! E continua sendo. A cada dia, Jesus continua vindo ao nosso encontro para alimentar nossa alma e nosso corpo, nossa vida espiritual e corporal. É dele que vem o alimento, pois ele permite que através do nosso trabalho tenhamos o sustento para o nosso corpo e, pela ação da sua Igreja, tenhamos a Palavra, o batismo e a santa ceia para alimentar a nossa alma. É dele que vem o nosso alimento, como ele nos ensinou a pedir na oração do Pai Nosso: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”.
O “pão nosso” vem de Deus, e em quantidade suficiente para podermos compartilhar com as outras pessoas, ajudando-as com alimento para seu corpo e com o Pão da vida, Jesus, para sua alma.
Oremos: Senhor Jesus, continua operando o milagre da multiplicação dos pães em nossa vida, para que tenhamos alimento em nossa mesa e fé em nosso coração, e para compartilharmos esses alimentos com as pessoas. Todos olham para ti com esperança, e tu dás o alimento a todos no tempo certo. Amém.
Fonte: Hora Luterana - Mensagem do Pastor Rony Ricardo Marquardt (04.08.2019)
Nono Domingo após Pentecostes
LEITURAS:
Isaías 55.1–5
Sl 136.1-9(23-26)
Romanos 9.1–5 (6-13)
Mateus 14.13–21
O SANTO EVANGELHO - Mateus 14.13–21:
Jesus alimenta uma multidão
13Ao saber o que havia acontecido, Jesus saiu dali num barco e foi sozinho para um lugar deserto. Mas as multidões souberam onde ele estava, vieram dos seus povoados e o seguiram por terra. 14Quando Jesus saiu do barco e viu aquela grande multidão, ficou com muita pena deles e curou os doentes que estavam ali.
15De tardinha, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram:
— Já é tarde, e este lugar é deserto. Mande essa gente embora, a fim de que vão aos povoados e comprem alguma coisa para comer.
16Mas Jesus respondeu:
— Eles não precisam ir embora. Deem vocês mesmos comida a eles.
17Eles disseram:
— Só temos aqui cinco pães e dois peixes.
18 — Pois tragam para mim! — disse Jesus.
19Então mandou o povo sentar-se na grama. Depois pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Partiu os pães, entregou-os aos discípulos, e estes distribuíram ao povo. 20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios dos pedaços que sobraram. 21Os que comeram foram mais ou menos cinco mil homens, sem contar as mulheres e as crianças.
- Bíblia Sagrada (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
ORAÇÃO DO DIA:
Pai celestial, apesar de não merecermos a tua bondade, ainda assim atendes todas as nossas necessidades do corpo e da alma. Concede-nos o teu Espírito Santo a fim de podermos reconhecer os teus dons, dar graças por todos os teus benefícios e te servir com obediência voluntária; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.