domingo, 8 de novembro de 2020

23º Domingo após Pentecostes


+ Evangelho segundo Mateus (Mt 25.1-13)

1Jesus disse:
— Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo. Enquanto o noivo estava indo para a casa da noiva a fim de trazê-la para a sua casa, as moças ficavam esperando à porta da casa do pai dele, onde seria realizada a festa do casamento. 2Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas. 3As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. 4As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas. 5Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.
6 — À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!”
7 — Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas. 8Aí as moças sem juízo disseram às outras: “Deem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando.”
9 — “De jeito nenhum”, responderam as moças ajuizadas. “O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!”
10 — Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.
11 — Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: “Senhor, senhor, nos deixe entrar!”
12 — O noivo respondeu: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!”
13E Jesus terminou, dizendo:
— Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.
 
- Bíblia Sagrada - Nova Tradução na Linguagem de Hoje (Sociedade Bíblica do Brasil)

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Aniversariantes de Novembro

Deus abençoe os aniversariantes, concedendo fortalecimento na fé em Cristo e também muita saúde e alegrias junto da família e amigos!



quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Setembro Amarelo


 

Você já ouviu falar em Outubro Rosa, Novembro Azul... E setembro? Setembro é de que cor? Setembro é AMARELO.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, a campanha foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (que é 10 de setembro).

Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil. Muitas igrejas e entidades religiosas também participam da campanha, devido a importância da espiritualidade na atuação preventiva do suicídio. A espiritualidade está entre os fatores protetores da vida, juntamente com a autoestima

Talvez você já tenha pensado em “deixar de viver”, tenha perdido o gosto pelo que faz, talvez você esteja enfrentando depressão, sente angústia e tristeza sem explicação. Mas você não está sozinho ou abandonado. Ao assumir o sofrimento humano na cruz, Jesus demonstra que é irmão, parceiro e solidário em meio ao sofrimento de cada pessoa. Quando sofremos Jesus sofre conosco. Quando choramos, nosso Senhor chora conosco. Jamais estaremos desamparados!

O nosso Deus afirma na Sua Palavra: "Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito". (Isaías 57.15)

É por você que sofre que eu quero orar neste momento:

Pai no céu. Minha alma é como terra sedenta que anseia por chuva. Minha fé se assemelha a uma flor que murcha. Meus pensamentos são como prisioneiros andando curvados, sob pesado jugo. Estou disposto a dizer com Teu servo Elias: Basta, toma agora, ó Senhor, a minha alma. Tudo está morrendo em mim, minha vontade é como uma chama a se extinguir. Ouço Tua Palavra, mas sem que ela me movesse e penetrasse no coração. Senhor, Teu Espírito é como fogo. Cobre-me com Teu fogo sagrado, para que meu coração se inflame e reviva com seu calor. Se devo continuar na penumbra, ensina-me a confiar em Ti também nas trevas, porque Tu, com efeito, sempre estás comigo. Senhor, Pai todo-poderoso, confere novas forças à minha alma, para que na oração possa subir à luz como em asas de águia. Porque os que esperam em Ti renovam suas forças (Is 40.31). Assim a Ti rogo em nome de Jesus, que venceu as trevas e pode dar-me gozo e verdadeira alegria. Amém.


Pastor Josemar

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Aniversariantes de Setembro

 Deus abençoe os aniversariantes, concedendo saúde, alegria junto da família e amigos e fortalecimento na fé em Cristo!


 

domingo, 30 de agosto de 2020

Décimo Terceiro Domingo após Pentecostes

 


+ Evangelho segundo Mateus (Mt 16.21-28)

Desde esse tempo, Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém, sofresse muitas coisas nas mãos dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, fosse morto e, no terceiro dia, ressuscitasse. Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: — Que Deus não permita, Senhor! Isso de modo nenhum irá lhe acontecer. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: — Saia da minha frente, Satanás! Você é para mim uma pedra de tropeço, porque não leva em consideração as coisas de Deus, e sim as dos homens. Então Jesus disse aos seus discípulos: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa, esse a achará. De que adiantará uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará uma pessoa em troca de sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme as suas obras. Em verdade lhes digo que, dos que aqui se encontram, existem alguns que não passarão pela morte até que vejam o Filho do Homem vir no seu Reino.

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, teu Filho sofreu a agonia e a vergonha da cruz de boa vontade, para a nossa redenção. Concede-nos coragem para tomar a nossa cruz a cada dia e segui-lo onde ele nos levar; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Voltando à Casa do Pai com fé e alegria!

No dia 6 de setembro (domingo), estaremos retomando os cultos em nossas igrejas em São João da Baliza:

- 06/09/2020, às 08:30 horas - Culto na Vicinal 28
- 06/09/2020, às 19:30 horas - Culto em São João da Baliza


Vamos tomar os devidos cuidados e cumprir as obrigações do Decreto Municipal nº 223/2020, de 30/07/2020, que autoriza a abertura das igrejas.

Nosso coração se alegra com as mesmas palavras do salmista: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR." (Salmo 122.1 ARA)

Seguimos intercedendo a Deus por todos aqueles que estão sofrendo os diversos efeitos desta pandemia. Suplicamos a cura para os doentes, a providência para os necessitados e refrigério para os que estão abatidos e ansiosos.

***

Confira a íntegra do decreto do município de São João da Baliza, publicado no Diário Oficial dos Municípios de Roraima, autorizando a abertura das igrejas:  


sábado, 22 de agosto de 2020

Décimo Segundo Domingo após Pentecostes


LEITURAS:

Salmo 138
Isaías 51.1-6
Romanos 11.33—12.8
Mateus 16.13-20
O SANTO EVANGELHO - Mateus 16.13-20:

A afirmação de Pedro

13Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesareia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos:
— Quem o povo diz que o Filho do Homem é?
14Eles responderam:
— Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta.
15 — E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? — perguntou Jesus.
16Simão Pedro respondeu:
— O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.
17Jesus afirmou:
— Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu. 18Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. 19Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu.
20Então Jesus ordenou que os discípulos não contassem a ninguém que ele era o Messias.

- Nova Tradução na Linguagem de Hoje (Sociedade Bíblica do Brasil)
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus, conhecer a ti é ter a vida eterna. Concede-nos conhecer a teu filho Jesus como o caminho, a verdade e a vida, pra que possamos confessar com coragem que ele é o Cristo e fielmente seguir no caminho que leva à vida eterna; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

sábado, 15 de agosto de 2020

Décimo Primeiro Domingo após Pentecostes

 

 LEITURAS:

Salmo 67
Isaías 56.1, 6–8
Romanos 11.1–2a, 13–15, 28–32
Mateus 15.21-28
O SANTO EVANGELHO - Mateus 15.21-28:
A mulher estrangeira

21Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. 22Certa mulher cananeia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou:
— Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio!
23Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram:
— Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho!
24Jesus respondeu:
— Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel.
25Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse:
— Senhor, me ajude!
26Jesus disse:
— Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros.
27— Sim, senhor, — respondeu a mulher — mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos.
28 — Mulher, você tem muita fé! — disse Jesus. — Que seja feito o que você quer!
E naquele momento a filha dela ficou curada.
- Nova Tradução na Linguagem de Hoje (Sociedade Bíblica do Brasil)
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso e eterno Pai, que dás aos teus filhos muitas bênçãos mesmo quando não somos merecedores, em cada problema e tentação concede-nos confiança em tua bondade e misericórdia amorosa; através de Jesus Cristo, teu filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

domingo, 9 de agosto de 2020

Ser pai é estar no céu

“Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá” (Salmo 127.3)

Em maio de 2017, o treinador de basquete lituano Sarunas Jasikevicius liberou o jogador Augusto Lima de uma partida decisiva do seu time Zalgiris Kaunas para que ele pudesse acompanhar o nascimento de sua filha. Ao ser questionado por um jornalista sobre a ausência do jogador, o técnico respondeu: “Você tem filhos? Quando você tiver vai entender. Porque esse é o auge da experiência humana. Você acha que o basquete é a coisa mais importante da vida? ... Quando você tiver seu primeiro filho você vai entender o que é a coisa mais importante nessa vida. Então você vem falar comigo. Nada pode ser mais majestoso nesse mundo do que o nascimento de uma criança. Acredite em mim. Nem títulos, nem nada mais. Augusto Lima está no céu emocionalmente agora, e estou muito feliz por ele.”

Realmente, ser pai é estar no céu. O teólogo Martinho Lutero escreveu que “os pais podem ganhar o céu através dos próprios filhos, mesmo que não façam outra coisa além de serem pais”. Por outro lado, a paternidade traz consigo também a insegurança e muitos pais se sentem culpados por não terem feito o suficiente por seus filhos. Se você se sente assim, tente imaginar como se sentiu um humilde carpinteiro ao criar Aquele que é o Verbo criador e ao orientar Aquele que é o Caminho e a Verdade. Mesmo hesitando e sentindo-se incapaz diante de grandiosa tarefa, ele assumiu tão nobre vocação. José protegeu o menino Jesus, levou-o ao templo. Entre um e outro trabalho da oficina de carpintaria, José talvez tenha recitado algumas passagens das Sagradas Escrituras ao seu filho. Deus deu a um homem comum de Nazaré a responsabilidade única de criar e educar Nosso Senhor e ele fez o melhor que pôde com os dons que Deus lhe deu. O resultado era que “Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.” (Lucas 2.52)

Ser pai é uma responsabilidade e um dom precioso que Deus continua presenteando a homens de hoje. Em 1519, Lutero escreveu esta consoladora mensagem: “Os pais não fazem melhor obra e nada mais valioso para Deus, para a cristandade, para todo o mundo, para si e para os seus filhos do que criar bem os seus filhos. Educar seus filhos de forma adequada é o caminho mais curto para o céu” (Sermão acerca do estado do matrimônio).

Lembre-se que o nosso Pai que está no céu ajuda todos os pais aqui na terra a quem Ele confiou vidas preciosas. Neste Dia dos Pais dedique uma oração ao Pai Celestial, agradecendo-o por todas as bênçãos e pedindo o que você precisar para ser melhor pai em qualquer circunstância. Ele lhe dará o melhor.

Que o nosso Pai do Céu abençoe todos os papais hoje e sempre!

Rev. Josemar Alves Bonho

Décimo Domingo após Pentecostes

 


LEITURAS:

Salmo 18.1-6 (7-16)
Jó 38.4-18
Romanos 10.5-17
Mateus 14.22-33

O SANTO EVANGELHO - Mateus 14.22-33:

Jesus anda sobre o mar

Logo a seguir, Jesus fez com que os discípulos entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. E, tendo despedido as multidões, ele subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Ao cair da tarde, lá estava ele, só. Entretanto, o barco já estava longe, a uma boa distância da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. De madrugada, Jesus foi até onde eles estavam, andando sobre o mar. Os discípulos, porém, vendo-o andar sobre o mar, ficaram apavorados e disseram:
— É um fantasma!
E, tomados de medo, gritaram. Mas Jesus imediatamente lhes disse:
— Coragem! Sou eu. Não tenham medo!
Então Pedro disse:
— Se é o Senhor mesmo, mande que eu vá até aí, andando sobre as águas.
Jesus disse:
— Venha!
E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas e foi até Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a afundar, gritou:
— Salve-me, Senhor!
E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, o segurou e disse:
— Homem de pequena fé, por que você duvidou?
Subindo ambos para o barco, o vento cessou. E os que estavam no barco o adoraram, dizendo:
— Verdadeiramente o senhor é o Filho de Deus!

- Bíblia Sagrada (Nova Almeida Atualizada)

ORAÇÃO:

Todo-poderoso e misericordioso Deus, preserva-nos de todo o mal e perigo para que, estando prontos de corpo e alma, possamos cuidadosamente realizar o que tu queres; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

 

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Aniversariantes de Agosto

Deus abençoe os aniversariantes, concedendo saúde, alegria junto da família e amigos e fortalecimento na fé em Cristo!



domingo, 2 de agosto de 2020

A graça de Deus é suberabundante



"Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios dos pedaços que sobraram" (Mateus 14.20).

Os discípulos achavam que aquilo que eles tinham (5 pães e 2 peixes) era tão pouco, tão insignificante, que nem valia a pena levar pra Jesus. Mas o que Jesus fez com aquilo foi muito além do que os discípulos podiam imaginar. No fim das contas o que sobrou era muito mais do que tinha no começo. É assim que é a graça e o amor de Deus. É mais que abundante, é superabundante!

O amor, a graça e a misericórdia divina tão grande que supera os empecilhos, supera os nossos medos, a nossas incertezas... A gente pode até achar que não vale a pena, que não vai dar certo, que é muito pouco. Leva pra Jesus tudo o que você acha que não dá, que não tem valor, que não tem jeito, que não tem perdão. O Salvador quer tocar o nosso coração com o seu amor, com sua compaixão e seu cuidado. Ele quer suprir as tuas necessidades do corpo e da alma.

Na tua fraqueza e limitação, no temor de que o que você é ou tem não serve pra Deus, lembre-se das palavras finais de Jesus neste mesmo Evangelho de Mateus: "Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos" (Mt 28.20)

- Trecho do sermão do Rev. Josemar neste 9º Domingo após Pentecostes

De onde vem o alimento?


Leia em sua Bíblia: Mateus 14.13-21
Mas Jesus respondeu: — Eles não precisam ir embora. Deem vocês mesmos comida a eles.” (Mt 14.16)

Jesus está diante de um problema: uma multidão veio para ouvir sua palavra e receber cura para as suas doenças. A noite vem chegando e eles estão em um lugar deserto, sem comida para tanta gente. A sugestão dos discípulos de mandar as pessoas embora faz sentido do ponto de vista humano, mas não na visão do Filho de Deus. “Jesus respondeu: — Eles não precisam ir embora. Deem vocês mesmos comida a eles” (Mt 14.16).

Jesus alimentou aquelas pessoas de forma abundante com o pão da vida, anunciando a elas a Palavra de Deus e matando a sua fome espiritual pela presença divina em suas vidas. Agora Jesus faz o mesmo com o alimento para o corpo. Ele olhou para o céu e deu graças a Deus. Pegou os cinco pães e os dois peixes e os repartiu com os discípulos, para que entregassem àquela multidão de cinco mil homens, sem contar as mulheres e crianças.

Foi um milagre! E continua sendo. A cada dia, Jesus continua vindo ao nosso encontro para alimentar nossa alma e nosso corpo, nossa vida espiritual e corporal. É dele que vem o alimento, pois ele permite que através do nosso trabalho tenhamos o sustento para o nosso corpo e, pela ação da sua Igreja, tenhamos a Palavra, o batismo e a santa ceia para alimentar a nossa alma. É dele que vem o nosso alimento, como ele nos ensinou a pedir na oração do Pai Nosso: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”.

O “pão nosso” vem de Deus, e em quantidade suficiente para podermos compartilhar com as outras pessoas, ajudando-as com alimento para seu corpo e com o Pão da vida, Jesus, para sua alma.
Oremos: Senhor Jesus, continua operando o milagre da multiplicação dos pães em nossa vida, para que tenhamos alimento em nossa mesa e fé em nosso coração, e para compartilharmos esses alimentos com as pessoas. Todos olham para ti com esperança, e tu dás o alimento a todos no tempo certo. Amém.

Fonte: Hora Luterana - Mensagem do Pastor Rony Ricardo Marquardt (04.08.2019)

Nono Domingo após Pentecostes




LEITURAS:
Isaías 55.1–5
Sl 136.1-9(23-26)
Romanos 9.1–5 (6-13)
Mateus 14.13–21

O SANTO EVANGELHO - Mateus 14.13–21:

Jesus alimenta uma multidão

13Ao saber o que havia acontecido, Jesus saiu dali num barco e foi sozinho para um lugar deserto. Mas as multidões souberam onde ele estava, vieram dos seus povoados e o seguiram por terra. 14Quando Jesus saiu do barco e viu aquela grande multidão, ficou com muita pena deles e curou os doentes que estavam ali.
15De tardinha, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram:
— Já é tarde, e este lugar é deserto. Mande essa gente embora, a fim de que vão aos povoados e comprem alguma coisa para comer.
16Mas Jesus respondeu:
— Eles não precisam ir embora. Deem vocês mesmos comida a eles.
17Eles disseram:
— Só temos aqui cinco pães e dois peixes.
18 — Pois tragam para mim! — disse Jesus.
19Então mandou o povo sentar-se na grama. Depois pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Partiu os pães, entregou-os aos discípulos, e estes distribuíram ao povo. 20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios dos pedaços que sobraram. 21Os que comeram foram mais ou menos cinco mil homens, sem contar as mulheres e as crianças.

- Bíblia Sagrada (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

ORAÇÃO DO DIA:

Pai celestial, apesar de não merecermos a tua bondade, ainda assim atendes todas as nossas necessidades do corpo e da alma. Concede-nos o teu Espírito Santo a fim de podermos reconhecer os teus dons, dar graças por todos os teus benefícios e te servir com obediência voluntária; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Oração de agradecimento no fim da semana

Senhor, com a tua permissão eu vivi e trabalhei desde o início desta semana.

Agora venho te agradecer pela proteção, saúde e livramentos concedidos a mim, a minha família e amigos.

E quero te pedir que nossas horas de lazer e descanso sejam repletas de amor, bondade e felicidade.

Mesmo que eu não possa ir à igreja neste tempo de pandemia, quero santificar o Dia do Senhor lendo a Bíblia e orando com a minha família, para que mais uma semana possa começar com a tua bênção.

Eu oro em nome de Jesus.

Amém.


Oração pedindo fortalecimento diário

"O Senhor dá força ao seu povo, o Senhor dá ao seu povo a benção da paz." (Salmo 29.12)

✓ Deus abençoe este dia e também o fim de semana!


quarta-feira, 29 de julho de 2020

Oração da Noite do Catecismo Menor de Lutero



Oração da Noite

À noite, antes de recolher-te, faze o sinal da santa cruz, dizendo:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Então, de pé ou de joelhos, dize o Credo e o Pai-Nosso. Se quiseres, podes dizer mais esta pequena oração:

Meu Pai celestial, graças te dou por Jesus Cristo, teu amado Filho, por me haveres protegido bondosamente neste dia, e peço-te que me perdoes todos os pecados e o mal que fiz e me protejas por tua graça nesta noite. Nas tuas mãos me entrego, de corpo e alma, bem como todas as coisas. Esteja comigo teu santo anjo, para que o inimigo maligno não tenha poder algum sobre mim. Amém.

Feito isto, dorme tranquilo!

Fonte: Catecismo Menor de Martinho Lutero (Editora Concórdia)

domingo, 26 de julho de 2020

Oitavo Domingo após Pentecostes



LEITURAS:

Deuteronômio 7.6–9
Salmo 125
Romanos 8.28–39
Mateus 13.44–52

O SANTO EVANGELHO - Mateus 13.44–52:

O tesouro escondido

44 — O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo.

A pérola

45 — O Reino do Céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas. 46Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola.

A rede

47 — O Reino do Céu é ainda como uma rede que é jogada no lago. Ela apanha peixes de todos os tipos. 48E, quando está cheia, os pescadores a arrastam para a praia e sentam para separar os peixes: os que prestam são postos dentro dos cestos, e os que não prestam são jogados fora. 49No fim dos tempos também será assim: os anjos sairão, e separarão as pessoas más das boas, 50e jogarão as pessoas más na fornalha de fogo. E ali elas vão chorar e ranger os dentes de desespero.

Verdades novas e verdades velhas

51Então Jesus perguntou aos discípulos:
— Vocês entenderam essas coisas?
— Sim! — responderam eles.
52Jesus disse:
— Pois isso quer dizer que todo mestre da Lei que se torna discípulo no Reino do Céu é como um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas.

ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso e eterno Deus, faze crescer a nossa fé, esperança e amor para que, recebendo o que prometeste, possamos amar o que ordenas; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

terça-feira, 21 de julho de 2020

Palavra da Vida



O Semeador Divino semeia a semente da sua Palavra (Mt 13.3-8). E esta Palavra é viva e eficaz (Hb 4.12) para produzir nova vida nas pessoas que a ouvem.

Infelizmente, a semeadura de Cristo é atacada pelo diabo, pelo mundo e pela nossa carne. E nós sentimos no corpo e na alma as consequências desses ataques. Satanás arranca a Palavra dos corações endurecidos. Muitas vezes as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida sufocam a fé. Na hora da provação e da angústia aquela fé superficial e emocional acaba murchando.

Mas, graças a Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, que suporta todos esses ataques por nós!

A cruz de Cristo foi plantada no solo duro e pedregoso do Gólgota. Uma coroa de espinhos foi colocada sobre sua cabeça. Satanás e seus demônios infernais andavam em derredor para devorá-lo. Mas, através de sua morte e ressurreição, Jesus destruiu esses nossos inimigos. O próprio Jesus foi a Semente que caiu no solo e morreu para brotar para uma nova vida e produzir muitos frutos.

Em Cristo os fracos são fortes (2Cr 12.9). Cristo é a Palavra do Pai que não volta vazia (Is 55.10-13), mas produz até mesmo cem vezes aquilo que foi plantado nos corações.

Que Deus faça frutificar amor, fé e esperança no seu coração.

Rev. Josemar Alves Bonho

ORAÇÃO:

Nosso Senhor Jesus Cristo,
Palavra da Verdade, semeada generosamente,
Palavra da Vida, semeada graciosamente
nos corações de teu povo fiel.

Defende-nos do inimigo maligno
que anda em derredor, querendo nos devorar
e tirar a tua Palavra do nosso coração

Fortalece-nos durante esta pandemia
e em todos os tempos de angústia e aflição,
para que possamos perseverar na verdadeira fé

Livra-nos da distração, dos desejos mundanos
e de tudo aquilo que quer nos atrair
e nos sufocar com falsas promessas.

Transforma-nos,
aperfeiçoa-nos,
enriquece-nos com todas as bênçãos do teu Espírito,
para que possamos ser terra boa
sempre fiéis e frutíferos no teu Reino.
Amém.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Oração de agradecimento pela amizade


"O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade."
Provérbios 17:17


Querido Pai Celestial,
que por meio de Cristo transformou em amizade aquela separação
que o pecado causou entre mim e ti.
Te agradeço por ser nosso Amigo Fiel e bem presente
em todos os momentos, seja de alegria ou aflição.
Agradeço também pelos amigos leais e sinceros que me deu aqui nesta vida.
Ajuda-me a ser um bom amigo aqui neste mundo,
sempre disposto a estender ao próximo o amor que deu a mim.
Em nome de Jesus.
Amém.


domingo, 19 de julho de 2020

Sétimo Domingo após Pentecostes



LEITURAS:

Isaías 44.6–8
Salmo 119.57-64
Romanos 8.18–27
Mateus 13.24–30, 36–43

O SANTO EVANGELHO - Mateus 13.24–30, 36–43:

O joio
 
24Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo:
— O Reino do Céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras. 25Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo, semeou no meio do trigo uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. 26Quando as plantas cresceram, e se formaram as espigas, o joio apareceu. 27Aí os empregados do dono das terras chegaram e disseram: “Patrão, o senhor semeou sementes boas nas suas terras. De onde será que veio este joio?”
28 — “Foi algum inimigo que fez isso!”, respondeu ele.
— E eles perguntaram: “O senhor quer que a gente arranque o joio?”
29 — “Não”, respondeu ele, “porque, quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo. 30Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita. Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita: ‘Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado. Depois colham o trigo e ponham no meu depósito.’ ”

Jesus explica a parábola do joio

36Então Jesus deixou a multidão e voltou para casa. Os discípulos chegaram perto dele e perguntaram:
— Conte para nós o que quer dizer a parábola do joio.
37Jesus respondeu:
— Quem semeia as sementes boas é o Filho do Homem. 38O terreno é o mundo. As sementes boas são as pessoas que pertencem ao Reino; e o joio, as que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeia o joio é o próprio Diabo. A colheita é o fim dos tempos, e os que fazem a colheita são os anjos. 40Assim como o joio é ajuntado e jogado no fogo, assim também será no fim dos tempos. 41O Filho do Homem mandará os seus anjos, e eles ajuntarão e tirarão do seu Reino todos os que fazem com que os outros pequem e também todos os que praticam o mal. 42Depois os anjos jogarão essas pessoas na fornalha de fogo, onde vão chorar e ranger os dentes de desespero. 43Então o povo de Deus brilhará como o sol no Reino do seu Pai. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Senhor, dirige e governa nossos corações e mentes pelo teu Espírito Santo de tal maneira que, mesmo cientes do teu juízo final, possamos ser encorajados à santidade de viver aqui e habitar contigo em perfeita alegria na vida futura; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Oração pedindo a Misericórdia Divina

O Senhor é compassivo e bondoso; tardio em irar-se e rico em bondade. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui conforme as nossas iniquidades. Pois quanto o céu se eleva acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.
Salmos 103:8‭-‬11 NAA


Oração da Manhã do Catecismo Menor de Lutero


Oração da Manhã
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Então, de pé ou de joelhos, dize o Credo e o Pai-Nosso. Se quiseres, podes dizer mais esta pequena oração:
Meu Pai celestial, graças te dou por Jesus Cristo, teu amado Filho, por me haveres defendido de todo o dano e de todos os perigos na noite passada, e peço-te que me preserves, também neste dia, do pecado e de todo o mal, para que todas as minhas ações e a minha vida te agradem. Nas tuas mãos me entrego, de corpo e de alma, bem como todas as coisas. Esteja comigo o teu santo anjo, para que o inimigo maligno não tenha poder algum sobre mim. Amém.

Feito isto, começa o teu trabalho alegremente, cantando um hino, como por exemplo, sobre os Dez Mandamentos ou sobre qualquer coisa que a tua devoção te sugerir.

Fonte: Catecismo Menor de Martinho Lutero (Editora Concórdia)

terça-feira, 14 de julho de 2020

A minha oração

Perto está o Senhor de todos os que o invocam,
de todos os que o invocam em verdade.
Ele cumprirá o desejo dos que o temem;
ouvirá o seu clamor, e os salvará.
O Senhor guarda a todos os que o amam.
Salmos 145.18-20a

 

domingo, 12 de julho de 2020

Sexto Domingo após Pentecostes



LEITURAS:

Isaías 55.10-13
Salmo 65.(1-8) 9-13
Romanos 8.12-17
Mateus 13.1-9, 18-23

O SANTO EVANGELHO - Mateus 13.1-9, 18-23:

O semeador

1Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa, foi para a beira do lago da Galileia, sentou-se ali e começou a ensinar. 2A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou num barco e sentou-se; e o povo ficou em pé na praia. 3Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas. Ele disse:
— Escutem! Certo homem saiu para semear. 4Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. 5Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. 6Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. 7Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. 8Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um.
9E Jesus terminou, dizendo:
— Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.

Jesus explica a parábola do semeador

18 — Então escutem e aprendam o que a parábola do semeador quer dizer. 19As pessoas que ouvem a mensagem do Reino, mas não a entendem, são como as sementes que foram semeadas na beira do caminho. O Maligno vem e tira o que foi semeado no coração delas. 20As sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a aceitam logo com alegria, 21mas duram pouco porque não têm raiz. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé. 22Outras pessoas são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a mensagem, e essas pessoas não produzem frutos. 23E as sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, cem; outras, sessenta; e ainda outras, trinta vezes mais do que foi semeado.

- Bíblia Sagrada (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
 ORAÇÃO DO DIA:
Bendito Senhor, visto que fizeste que as Escrituras Sagradas fossem escritas para nosso ensino, concede que possamos ouvir, ler, observar, estudar e internamente digeri-las, a fim de podermos abraçar e sempre manter firme a bendita esperança da vida eterna; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Oração do Cuidado


Senhor dá-me a Tua mão e conduze a minha vida.
Guia os meus passos para que eu caminhe seguro.
Sob as asas da Tua misericórdia sinto-me protegido.
No colo da Tua bondade encontro descanso verdadeiro.
Em dias de medo e angústia, abriga-me em Teu poder.
Em momentos de ansiedade, faze cair sobre mim a Tua paz.
Ao sentir-me fragilizado, ajuda-me a ter esperança.
Cuida de mim e dos meus amados.

Cuida do meu destino.
Quando a culpa me acusar, acolhe-me em Tua graça.
Absolve-me do pecado e faze-me renascer do Teu perdão.
Se eu cair, permita que eu caia em Tuas mãos.
Se eu permanecer caído, dá-me a Tua companhia.
Seja como for, cobre-me com o manto do Teu amor.
Graças, pelo Teu cuidado, graças pela salvação.
Agora dá-me a bênção que tanto anseio.

Amém.

Fonte: Pastor Dr. Rodolfo Gaede Neto - Oração do Cuidado (Simplesmente.. amar. Roteiro das OASE, 2015. pág. 34)

sábado, 4 de julho de 2020

Quinto Domingo após Pentecostes



Jesus Cristo, nosso Salvador, é a nossa verdadeira paz e descanso.
Ele convida todas as pessoas que estão cansadas e sobrecarregadas dos fardos de sofrimento e jugo do pecado para receber gratuitamente dele o alívio para as suas almas aflitas.

SANTO EVANGELHO (Mateus 11.25-30 NAA):

Por aquele tempo, Jesus exclamou:
— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Venham a mim — Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.




ORAÇÃO:

Gracioso Deus, nosso Pai celestial,
que em tua misericórdia nos atendes todos os dias,
sê nossa força e auxílio em meio às mudanças cansativas deste mundo e, ao final da vida, concede-nos o teu prometido descanso e as perfeitas alegrias da tua salvação;
através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor,
que vive e reina contigo e o Espírito Santo,
um só Deus, agora e sempre.
Amém.

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Aniversariantes de Julho

🎶🎉🎈
Parabéns pra você, nesta data querida!
Muitas felicidades, muitos anos de vida!
Parabéns! Parabéns! O seu dia chegou!
Que o bom Deus te ajude, como sempre ajudou!
 
 

Igreja Luterana parabeniza São João da Baliza pelos 38 anos de fundação

Hoje nosso município completa 38 anos de fundação. São João da Baliza foi criada oficialmente em 1º de julho de 1982, pela Lei Federal Nº 7.009.

É uma ocasião especial para intercedermos a Deus por nossa cidade e pela bênção, proteção e cuidado por todos que aqui vivem.

As palavras do apóstolo Paulo a Timóteo também são estímulos para nós: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador” (1 Timóteo 2.1-3).

ORAÇÃO PELA CIDADE:

Onipotente Deus, nosso Pai celestial, que a todos ama não se esquece de ninguém, trazemos a Ti a nossa súplica pelo povo de nossa amada cidade. Rogamos por todos os nossos servidores públicos, para que manifestem em suas vidas e em seu trabalho os ideais do serviço ao próximo. Intercedemos por todas as pessoas que exercem autoridade, para que governem em justiça, honestidade e verdade. Neste tempo de pandemia, pedimos o teu cuidado e tua cura para as pessoas enfermas. Oramos por todos os cidadãos que aqui vivem, para que nutram amor fraternal uns pelos outros, independentemente de raça, credo religioso ou convicções políticas. Tudo isso pedimos em nome de Teu Filho Jesus Cristo, que caminhou pelas cidades, que chorou por Jerusalém e que teve compaixão pelo povo. Amém.

domingo, 28 de junho de 2020

Quarto Domingo após Pentecostes



Pertencer a Cristo nos torna incompatíveis com o mundo e nos separa de todos os laços terrenos, até mesmo de nossa própria vida. Mas quem tomar sua cruz e seguir a Cristo, quem abrir mão de sua vida por causa de Cristo, encontrará nele uma nova e eterna vida.
 
LEITURAS:
 
Salmo 119.153–160
Jeremias 28.5–9
Romanos 7.1–13
Mateus 10.34–42
 
SANTO EVANGELHO (Mateus 10.34–42 NTLH):

— Não pensem que eu vim trazer paz ao mundo. Não vim trazer a paz, mas a espada. Eu vim para pôr os filhos contra os pais, as filhas contra as mães e as noras contra as sogras. E assim os piores inimigos de uma pessoa serão os seus próprios parentes.
— Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. Quem ama o seu filho ou a sua filha mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. Não serve para ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar. Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira.
— Quem recebe vocês está recebendo a mim; e quem me recebe está recebendo aquele que me enviou. Quem receber um profeta, porque este é profeta, terá uma parte da recompensa dele; e quem receber uma pessoa boa, porque ela é boa, terá uma parte da recompensa dela.
— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem, apenas por ser meu seguidor, der ainda que seja um copo de água fria ao menor dos meus seguidores, certamente receberá a sua recompensa.

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus,
pela ação do teu Espírito Santo concede que possamos ouvir com alegria a tua Palavra proclamada entre nós e seguir as tuas orientações;
através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor,
que vive e reina contigo e o Espírito Santo,
um só Deus, agora e sempre.
Amém.

domingo, 7 de junho de 2020

Domingo da Trindade


LEITURAS:

Salmo 8
Gênesis 1.1 — 2.4a
Atos 2.14a, 22–36
Mateus 28.16–20

SANTO EVANGELHO (Mateus 28.16–20 NTLH):

Os onze discípulos foram para a Galileia e chegaram ao monte que Jesus tinha indicado. E, quando viram Jesus, o adoraram; mas alguns tiveram suas dúvidas. Então Jesus chegou perto deles e disse: — Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso e eterno Deus, que deste-nos a graça de conhecer a glória da eterna Trindade pela confissão da verdadeira fé e de adorarmos a Unidade no poder da Majestade Divina, mantém-nos firmes nesta fé e defende-nos de todas as adversidades; pois tu, ó Pai, Filho e Espírito Santo, vives e reinas, um só Deus, agora e sempre. Amém.

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Aniversariantes de Junho

Parabéns queridos aniversariantes do mês de abril!
Deus abençoe a vida de cada um de vocês!
“Que a sua felicidade esteja no Senhor!
Ele lhe dará o que o seu coração deseja.
Ponha a sua vida nas mãos do Senhor,
confie nele, e ele te ajudará.”
(Salmo 37.4-5)
 
 

domingo, 31 de maio de 2020

Domingo de Pentecostes

 

A promessa foi cumprida

Leia em sua Bíblia: Atos 2.14-21

Sim, eu derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e as minhas servas, e naqueles dias eles também anunciarão a minha mensagem.” (At 2.18)

“Promessa é dívida”, já dizia o velho ditado. Se prometemos uma visita aos nossos amigos, é melhor ir visitá-los. Se prometemos para a nossa família que no próximo final de semana iremos conhecer um novo lugar, é bom cumprir a promessa. Se prometemos nos dedicar mais aos nossos estudos, é melhor dedicar tempo para isso.

A Bíblia registra inúmeras promessas. Uma delas é a promessa do envio do Espírito Santo sobre os filhos e as filhas de Deus. Essa promessa foi registrada pelo profeta Joel e relembrada no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículo 18: “Sim, eu derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e as minhas servas, e naqueles dias eles também anunciarão a minha mensagem”. O cumprimento dessa promessa começou a acontecer no dia de Pentecostes, quando os cristãos receberam o Espírito Santo. E, a partir daí, além de receberem diversos dons, também começaram a anunciar a mensagem cristã em diversas línguas diferentes que, antes, nunca tinham falado.

Essa promessa do envio do Espírito Santo não ficou condicionada àquele primeiro Pentecostes. Deus continua enviando o seu Espírito Santo sobre seus filhos e suas filhas. Esse Espírito de Deus nos faz crer em Jesus, fortalece a fé cristã, cria uma vida que agrada a Deus, cria dons para louvar a Deus e para amar ao próximo, e também nos faz falar a respeito da graça de Deus.

Através dessa mensagem cristã, o Espírito Santo, mais uma vez, está trabalhando em nosso coração. Oremos a Deus para que os frutos de uma vida cristã apareçam no nosso viver. Um desses frutos é proclamar a mensagem de que Jesus foi enviado ao mundo para que ele, através da sua morte e ressurreição, conquistasse para nós a nossa salvação.

Oremos: Deus Espírito Santo, trabalha em nosso coração. Produze uma vida cristã e consagrada a ti, Senhor. Fortalece a nossa fé em Jesus. Por ele oramos. Amém.

Mensagem da Hora Luterana por: Pastor Bruno Arnoldo Krüger Serves

domingo, 24 de maio de 2020

Sétimo Domingo de Páscoa




LEITURAS:

Salmo 68.1–10
Atos 1.12–26
1 Pedro 4.12–19; 5.6-11
João 17.1–11

SANTO EVANGELHO (João 17.1–11 NTLH):

Depois de dizer essas coisas, Jesus olhou para o céu e disse: — Pai, chegou a hora. Revela a natureza divina do teu Filho a fim de que ele revele a tua natureza gloriosa. Pois tens dado ao Filho autoridade sobre todos os seres humanos para que ele dê a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo. Eu revelei no mundo a tua natureza gloriosa, terminando assim o trabalho que me deste para fazer. E agora, Pai, dá-me na tua presença a mesma grandeza divina que eu tinha contigo antes de o mundo existir. — Eu mostrei quem tu és para aqueles que tiraste do mundo e me deste. Eles eram teus, e tu os deste para mim. Eles têm obedecido à tua mensagem e agora sabem que tudo o que me tens dado vem de ti. Pois eu lhes entreguei a mensagem que tu me deste, e eles a receberam, e ficaram sabendo que é verdade que eu vim de ti, e creram que tu me enviaste. — Eu peço em favor deles. Não peço em favor do mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu; e a minha natureza divina se revela por meio daqueles que me deste. Agora estou indo para perto de ti. Eles continuam no mundo, mas eu não estou mais no mundo. Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um.

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Rei da Glória, Senhor dos exércitos, que estás elevado em triunfo acima de todos os céus, não nos deixes sem consolo mas, como prometeste, envia-nos o Espírito da verdade que vem do Pai; pois tu vives e reinas com ele e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
 

quinta-feira, 21 de maio de 2020

A Ascensão de Nosso Senhor

 
"Então Jesus os levou para fora, até Betânia. E, erguendo as mãos, os abençoou. Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu. Então eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém cheios de alegria. E estavam sempre no templo, louvando a Deus." (Lucas 24.50-53)
 
Hoje os cristãos comemoram a Ascensão de Jesus, lembrando o dia em que Jesus foi elevado ao céu, quarenta dias depois da sua Ressurreição.

Esta data é tão importante quanto o Natal e a Páscoa, pois nos dá a esperança de que um dia Jesus voltará novamente do céu, da mesma forma que ele subiu, para levar junto com ele a sua igreja.
 
A ascensão de Jesus (Atos 1.6-11)

Então os que estavam reunidos com Jesus lhe perguntaram:
— Será este o tempo em que o Senhor irá restaurar o reino a Israel?
Jesus respondeu:
— Não cabe a vocês conhecer tempos ou épocas que o Pai fixou pela sua própria autoridade. Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.
Depois de ter dito isso, Jesus foi elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fixos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois homens vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram:
— Homens da Galileia, por que vocês estão olhando para as alturas? Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o céu virá do modo como vocês o viram subir.