domingo, 31 de maio de 2020

Domingo de Pentecostes

 

A promessa foi cumprida

Leia em sua Bíblia: Atos 2.14-21

Sim, eu derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e as minhas servas, e naqueles dias eles também anunciarão a minha mensagem.” (At 2.18)

“Promessa é dívida”, já dizia o velho ditado. Se prometemos uma visita aos nossos amigos, é melhor ir visitá-los. Se prometemos para a nossa família que no próximo final de semana iremos conhecer um novo lugar, é bom cumprir a promessa. Se prometemos nos dedicar mais aos nossos estudos, é melhor dedicar tempo para isso.

A Bíblia registra inúmeras promessas. Uma delas é a promessa do envio do Espírito Santo sobre os filhos e as filhas de Deus. Essa promessa foi registrada pelo profeta Joel e relembrada no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículo 18: “Sim, eu derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e as minhas servas, e naqueles dias eles também anunciarão a minha mensagem”. O cumprimento dessa promessa começou a acontecer no dia de Pentecostes, quando os cristãos receberam o Espírito Santo. E, a partir daí, além de receberem diversos dons, também começaram a anunciar a mensagem cristã em diversas línguas diferentes que, antes, nunca tinham falado.

Essa promessa do envio do Espírito Santo não ficou condicionada àquele primeiro Pentecostes. Deus continua enviando o seu Espírito Santo sobre seus filhos e suas filhas. Esse Espírito de Deus nos faz crer em Jesus, fortalece a fé cristã, cria uma vida que agrada a Deus, cria dons para louvar a Deus e para amar ao próximo, e também nos faz falar a respeito da graça de Deus.

Através dessa mensagem cristã, o Espírito Santo, mais uma vez, está trabalhando em nosso coração. Oremos a Deus para que os frutos de uma vida cristã apareçam no nosso viver. Um desses frutos é proclamar a mensagem de que Jesus foi enviado ao mundo para que ele, através da sua morte e ressurreição, conquistasse para nós a nossa salvação.

Oremos: Deus Espírito Santo, trabalha em nosso coração. Produze uma vida cristã e consagrada a ti, Senhor. Fortalece a nossa fé em Jesus. Por ele oramos. Amém.

Mensagem da Hora Luterana por: Pastor Bruno Arnoldo Krüger Serves

domingo, 24 de maio de 2020

Sétimo Domingo de Páscoa




LEITURAS:

Salmo 68.1–10
Atos 1.12–26
1 Pedro 4.12–19; 5.6-11
João 17.1–11

SANTO EVANGELHO (João 17.1–11 NTLH):

Depois de dizer essas coisas, Jesus olhou para o céu e disse: — Pai, chegou a hora. Revela a natureza divina do teu Filho a fim de que ele revele a tua natureza gloriosa. Pois tens dado ao Filho autoridade sobre todos os seres humanos para que ele dê a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo. Eu revelei no mundo a tua natureza gloriosa, terminando assim o trabalho que me deste para fazer. E agora, Pai, dá-me na tua presença a mesma grandeza divina que eu tinha contigo antes de o mundo existir. — Eu mostrei quem tu és para aqueles que tiraste do mundo e me deste. Eles eram teus, e tu os deste para mim. Eles têm obedecido à tua mensagem e agora sabem que tudo o que me tens dado vem de ti. Pois eu lhes entreguei a mensagem que tu me deste, e eles a receberam, e ficaram sabendo que é verdade que eu vim de ti, e creram que tu me enviaste. — Eu peço em favor deles. Não peço em favor do mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu; e a minha natureza divina se revela por meio daqueles que me deste. Agora estou indo para perto de ti. Eles continuam no mundo, mas eu não estou mais no mundo. Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um.

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Rei da Glória, Senhor dos exércitos, que estás elevado em triunfo acima de todos os céus, não nos deixes sem consolo mas, como prometeste, envia-nos o Espírito da verdade que vem do Pai; pois tu vives e reinas com ele e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
 

quinta-feira, 21 de maio de 2020

A Ascensão de Nosso Senhor

 
"Então Jesus os levou para fora, até Betânia. E, erguendo as mãos, os abençoou. Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu. Então eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém cheios de alegria. E estavam sempre no templo, louvando a Deus." (Lucas 24.50-53)
 
Hoje os cristãos comemoram a Ascensão de Jesus, lembrando o dia em que Jesus foi elevado ao céu, quarenta dias depois da sua Ressurreição.

Esta data é tão importante quanto o Natal e a Páscoa, pois nos dá a esperança de que um dia Jesus voltará novamente do céu, da mesma forma que ele subiu, para levar junto com ele a sua igreja.
 
A ascensão de Jesus (Atos 1.6-11)

Então os que estavam reunidos com Jesus lhe perguntaram:
— Será este o tempo em que o Senhor irá restaurar o reino a Israel?
Jesus respondeu:
— Não cabe a vocês conhecer tempos ou épocas que o Pai fixou pela sua própria autoridade. Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.
Depois de ter dito isso, Jesus foi elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fixos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois homens vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram:
— Homens da Galileia, por que vocês estão olhando para as alturas? Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o céu virá do modo como vocês o viram subir.

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



Para contribuir no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes junto à sociedade,  a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) está disponibilizando no mês de #MaioLaranja, o download gratuito de dois livretos criados especialmente para orientar o público infantojuvenil sobre o assunto. 

Amo meu corpo amo minha vidaPARA CRIANÇAS


Amo meu corpo amo minha vidaPARA ADOLESCENTES


 SAIBA MAIS (Fonte: site do @tjroraima):
O dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A data foi instituída pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000.
Denuncie
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, caso alguém saiba de algum caso de violência sexual infantil, deve procurar o Conselho Tutelar, Delegacias Especializadas, Polícias Militar, Federal ou Rodoviária ou ligar para o Disque Denúncia Nacional, número 100.

sábado, 16 de maio de 2020

Sexto Domingo de Páscoa

 
LEITURAS:

Salmo 66.8–20
Atos 17.16–31
1 Pedro 3.13–22
João 14.15–21

SANTO EVANGELHO (João 14:15-21 NTLH)


Jesus continuou: — Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês. — Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. Daqui a pouco o mundo não me verá mais, mas vocês me verão. E, porque eu vivo, vocês também viverão. Quando chegar aquele dia, vocês ficarão sabendo que eu estou no meu Pai e que vocês estão em mim, assim como eu estou em vocês. — A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou.

ORAÇÃO:

Ó Deus, doador de tudo que é bom, pela tua santa inspiração concede que possamos pensar naquelas coisas que são corretas e pela tua misericordiosa direção possamos realizá-las; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

domingo, 10 de maio de 2020

Dia das Mães

Parabéns a todas as mamães das Comunidades Bom Pastor e Fé em Cristo de São João da Baliza. Vocês são especiais aos olhos de nosso Pai Celestial!


Quinto Domingo de Páscoa


LEITURAS:

Salmo 146
Atos 6.1–9; 7.2a, 51–60
1 Pedro 2.2–10
João 14.1–14

SANTO EVANGELHO (João 14:1-14 NTLH):

Jesus disse: — Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou. Então Tomé perguntou: — Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho? Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim. Agora que vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e o têm visto. Filipe disse a Jesus: — Senhor, mostre-nos o Pai, e assim não precisaremos de mais nada. Jesus respondeu: — Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê vê também o Pai. Por que é que você diz: “Mostre-nos o Pai”? Será que você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? Então Jesus disse aos discípulos: — O que eu digo a vocês não digo em meu próprio nome; o Pai, que está em mim, é quem faz o seu trabalho. Creiam no que lhes digo: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Se vocês não creem por causa das minhas palavras, creiam pelo menos por causa das coisas que eu faço. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai. E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome.

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, que fazes as mentes dos teus fiéis terem a mesma vontade, concede que possamos amar o que ordenas e desejar o que prometes, a fim de que, em meio às muitas mudanças deste mundo, nossos corações possam estar fixados onde se encontram as verdadeiras alegrias; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

quarta-feira, 6 de maio de 2020

O Senhor é o meu Pastor e me cuida na pandemia



"O Senhor é o meu pastor: nada me faltará!" (Salmo 23.1)

Mais do que poesia e louvor, estas palavras do Salmo 23 são uma confissão de fé.

Jesus Cristo é o pastor que deu a vida por suas ovelhas. Com um suspiro na cruz ele entregou o seu espírito, mas a sua morte nos trouxe vida.

Nosso Bom Pastor Jesus também conhece nossas necessidades e sofrimentos. Ele teve fome no deserto, teve sede na cruz e, em sua vida aqui na terra, não tinha onde reclinar a cabeça. Ele andou pelo vale da sombra da morte antes de nós. Ele conhece a dor e a angústia que sentimos nas aflições e sofrimentos desta vida. Nestes momentos difíceis, Cristo nos carrega em seus braços como um pastor que carrega a ovelha fraca e ferida. Nesta vida pode faltar qualquer coisa, mas a presença de Cristo numa vai faltar.

Jesus está conosco neste tempo de pandemia global que estamos atravessando. O perigo, o medo, a doença, a morte, a fome e a falta de trabalho estão assolando nossa população. Mas, em Cristo temos um advogado que conhece a nossa dor e defende a nossa causa diante do Pai celeste. Com Cristo não sofremos como aqueles que não tem esperança. O Bom Pastor Jesus está nos guiando através desse sofrimento para dias melhores aqui neste mundo e também nos guia à morada celestial que tem preparado para nós. Esta é a nossa esperança!

Oramos para que você e seus familiares sejam protegidos do perigo ameaçador dessa pandemia. Oramos para que seja restaurada a saúde daqueles que foram contaminados. Oramos para que todos nós possamos experimentar a saúde e a cura que somente Jesus Cristo pode trazer aos nossos corações e ao mundo sofredor.

Rev. Josemar Alves Bonho

sábado, 2 de maio de 2020

Quarto Domingo de Páscoa

"Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem." (João 10.14 NAA)
 
O Bom Pastor Jesus nos chamou pelo Evangelho para sermos suas ovelhas.
 
Nós ouvimos e reconhecemos a voz do Bom Pastor pregação fiel da sua Santa Palavra e o seguimos pela fé.
 
Nosso Bom Pastor nos levou às águas tranquilas do Santo Batismo e prepara para nós um banquete no Sacramento do Altar.
 
Quando recebemos o seu Evangelho, também temos a unidade de todo o rebanho sob o único Bom Pastor.
 
Todos aqueles que perseveram “na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (At 2.42), fazem parte de um só rebanho e têm um só Pastor, Jesus Cristo ressuscitado, que deu a vida por nós, as suas ovelhas amadas.
 
Pastor Josemar
 
ORAÇÃO DO DIA:
 
Todo-poderoso Deus, Pai misericordioso, visto que despertaste da morte o Pastor de teu rebanho, concede-nos teu Espírito Santo para que, ao ouvirmos a voz de nosso Pastor, possamos reconhecer aquele que chama a cada um de nós pelo nome e segui-lo por onde ele nos levar; através do mesmo Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
 
 

Aniversariantes do mês: MAIO

Parabéns queridos aniversariantes do mês de MAIO!
Deus abençoe a vida de cada um de vocês!

“Que a sua felicidade esteja no Senhor!
Ele lhe dará o que o seu coração deseja.
Ponha a sua vida nas mãos do Senhor,
confie nele, e ele te ajudará.”

(Salmo 37.4-5)